image42

“Vem pra rua”

Autores: Rogerio Chequer e Colin Butterfield

Editora: Matrix Editora

A história do movimento popular que mobilizou o Brasil de Rogério Chequer e Colin Butterfield é leitura indispensável para quem quer entender o que aconteceu nos últimos dois anos no Brasil. E, mais especialmente, para a compreensão do processo de impeachment. As mobilizações de rua (e pelas redes sociais) foram determinantes para a derrota do projeto criminoso de poder.
O VPR (e outros movimentos) lideraram as maiores mobilizações de rua da história do Brasil. Tudo fizeram distante da estrutura de Estado e de seus braços organizativos (controladores – se preferirem: castradores). Pela primeira vez, a sociedade civil se auto-organizou – o VPR é um dos produtos deste processo – e enfrentou vitoriosamente o Estado. E isso em um país com uma  longa (e triste) tradição autoritária.
O impeachment de Dilma Rousseff é um marco na história do Brasil. Um marco nas lutas democráticas e na defesa de um país efetivamente republicano. E o VPR foi um protagonista central deste momento histórico. A leitura da história do movimento, dos problemas organizativos, de instantes de dúvidas sobre o êxito das mobilizações, transformam este livro em componente indispensável da bibliografia do impeachment.

Na Livraria Cultura:

http://www.livrariacultura.com.br/p/vem-pra-rua-46349284